A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias | Crítica

1437 Visualizações Deixe um comentário

A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias

Uma das mais novas aquisições do site MonterBrain foi o livro A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, obra biográfica escrita por Jem Roberts, com tradução de Stephania Matousek, publicada pela renomada Editora Aleph.

A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams 3

Necessário se faz destacar, que a obra é maravilhosa de capa a capa, suas ilustrações compõem um contexto indescritível que nos remete a grande história de Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Destaco que no momento em que vislumbrei a capa, com cores fortes e vibrantes, me encantei já de início e, quando iniciei a folhear as primeiras páginas, observei que o símbolo que representa Adams já estava lá, a toalha dependurada, nos lembrando que devemos pegar este instrumento universal de sobrevivência para adentramos na peculiar, criativa e grandiosa vida de Douglas AdamsA Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams

Esta obra biográfica é extremamente detalhada e muito bem escrita, contem inúmeros fragmentos de pensamentos de Adams, trechos inéditos a respeito do renomado O Guia do Mochileiro das Galáxias e idéias que estavam escondidas em seu arquivo pessoal. Com letras pequenas, porém prazerosas de ler, não só pelo assunto, mas devido ao árduo trabalho de pesquisa de Jem Robrts e tradução de Stephania Matousek, a leitura é bem inteligível e de fácil compreensão.

Neste livro nos é concedida a possibilidade de ter acesso a pensamentos e fragmentos de escritos de Adams, e isso é de longe maravilhoso, pois nos aproxima ainda mais deste grande homem, não só na altura, mas em tudo o que fazia, já que mesmo enfrentando dificuldades no início de sua carreira, buscava na comédia concluir seus objetivos, sua ambição de fazer o mundo rir junto com ele.

E se não bastasse, descobrir que Douglas Adams, em sua juventude, curtia HQ’s e que as histórias em quadrinhos como Eagle e ficção científica faziam parte de suas predileções, sendo posteriormente substituídas por inúmeros vinil’s de Rock and Roll, nos fez gostar ainda mais da sua biografia.

A Espetacular e Incrível Vida de Douglas AdamsAdams não foi um simples escritor, ele deu o seu toque repleto de individualidade em cada ponto da arte, do teatro ao cinema. Era declaradamente apaixonado pelos Beatles, nasceu e cresceu sendo influenciado pelo melhor da música, passando por Bach à Pink Floyd.

Em um fragmento de comenta obra biográfica, foi revelado que ele aprontava poucas e boas para acompanhar de perto os Beatles e assistiu uma das primeiras apresentações de David Bowie, ou seja, tornei-me ainda mais fã.

Os fragmentos da obra de Adams, disponíveis em meio a narrativa de sua vida, são como doses de ânimo que nos causam sede de mais informação! Respeitando você que não leu e está louco para conhecer mais sobre este lendário escritor, a cada página você se sentirá como um verdadeiro mochileiro, já que repetidas vezes é dado destaque a importância da toalha, pontuando como este comediante e contador de histórias gostava de desenvolver seu vernáculo galáctico e como considerava prazerosa esta tarefa.

Por volta da folha 289 temos acesso a um acervo de fotos que encanta qualquer um, descobrimos o Mingo, com seu sorriso cativante, e alguns cartazes de seus investimentos iniciais na comédia britânica. A partir da página 451 existe fragmentos que foram cortados de O Guia do Mochileiro das Galáxias e manuscritos de Adams referente à obra A Vida, O Universo e Tudo Mais.

Douglas Adams

Confesso que devorei em pouco tempo essas páginas e que foi gratificante ler partes que estavam arquivadas, bem como descobrir trechos aos quais, nós fãs, não teríamos acesso se não fosse por esta obra, os trabalhos de Jem Roberts e a Editora Aleph. Deste modo, aconselho que adquiram e leiam A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, isto porque devido a quantidade e a qualidade de informações referentes a Douglas Adams, considero todo o conjunto uma preciosidade que guardarei com muito carinho em minha estante.

Sobre o Autor

Carlos Costa

Um café e duas ideias ou dois cafés e nenhuma criação, apenas café!