Cama de Gato | Crítica

9 Visualizações Deixe um comentário

Cama de Gato do escritor Kurt Vonnegut

Cama de Gato - Kurt Vonnegut

Publicado no Brasil pela Editora Aleph, Cama de Gato (Cat’s Cradle) do escritor norte-americano Kurt Vonnegut apresenta uma peculiar ficção apocalíptica de um mundo bastante semelhante ao nosso.

O obra conta a história de Jonah, cuja a intenção é escrever um livro a respeito de Felix Hoenikker, um dos criadores da bomba atômica, durante o momento em que está foi detonada sobre a cidade de Hiroshima.

No entanto, o assunto do livro vai se tornando cada vez mais complexo conforme Jonah vai conhecendo o trabalho de Felix, a partir de seus encontros com familiares do cientista, amigos e conhecidos numa jornada que o levará ao mais terrivel caos.

A filosofia praticada pelo protagonista, o Bokonismo, é introduzida pouco a pouco, inicialmente com pouca importância mas com um grande papel no desfecho da história.

Quando iniciamos a leitura de Cama de Gato, não há muitas surpresas. O enredo não parece ser muito atrativo, com o autor explorando muitas vezes situações que não acrescentam aparentemente em nada.

A bomba atômica é apresentada inicialmente como o grande evento da história, mas no decorrer da leitura percebemos que Kurt Vonnegut preparou uma coisa ainda pior, capaz de levar o mundo a proporções apocalípticas.

E são estas surpresas, aliadas as inúmeras críticas a sociedade, indagações sobre o comportamento humano que alimentam Cama de Gato a partir da metade da história em diante. Aquilo que parecia ser um pouco cansativo de se ler, transforma-se numa história difícil de se abandonar.

Cama de Gato é um livro cujo o final realmente nos surpreende. Kurt Vonnegut soube muito bem preparar a história, nos induzindo a acreditar em algo para depois nos mostrar outra coisa completamente diferente.

A edição brasileira traz na capa a Little Boy, nome dado a bomba atômica original, circundada por um barbante numa alusão a brincadeira da Cama de Gato, onde você entrelaça o fio entre os dedos da mão.

Clássico da ficção, Cama de Gato merece um espaço em sua biblioteca.

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.