Cheetah-bot: robô que imita felino agora pode saltar

913 Visualizações Deixe um comentário

Pesquisadores do MIT  já haviam demonstrado o “Cheetah-bot“, um robô que se assemelha ao animal terrestre mais rápido na terra, que pode correr até 10 milhas por hora. Últimas melhorias no robô, no entanto, permitiram que o felino mecanizado possa saltar aos trancos e barrancos. A máquina foi descrita pelo MIT como “o primeiro robô de quatro patas que corre e salta sobre obstáculos de forma autônoma.”

Em experimentos com uma esteira e uma pista coberta, o robô saltou com êxito os obstáculos de até 18 polegadas de altura – mais da metade da própria altura do robô, anunciou o MIT. O “Cheetah-bot ‘manteve uma velocidade média de corrida de 5 milhas por hora durante os experimentos.

A pesquisa do MIT sobre o robô de quatro patas é apoiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), e destina-se, eventualmente, a criar máquinas ágeis que poderiam ser aplicados em uma série de situações diferentes.

Nosso objetivo é usar este tipo de robô para salvar vidas em uma situação de desastre. Pode ser usado para ajudar os bombeiros ou a polícia em uma situação perigosa – diz Sangbae Kim, professor associado de engenharia mecânica do MIT

Como é que este robô opera? Ele usa uma tecnologia chamada LIDAR que emprega um sensor laser de distância para digitalizar seus arredores. A equipe do MIT desenvolveu um algoritmo de três partes para planejar o caminho do robô, com base em dados LIDAR.

Fonte: Fox News

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.