Curiosidades Sobre Calvin and Hobbes | Saiba um Pouco Mais

1353 Visualizações Deixe um comentário

Calvin and Hobbes ou Calvin e Haroldo (conhecido no Brasil) é uma obra prima do norte-americano Bill Wtterson, iniciada em 18 de novembro de 1985 e tendo seu fim em 31 de dezembro de 1995. Em comentos quadrinhos vislumbramos um garoto extremamente criativo, inteligente e crítico de 6 anos e seu amigo, um tigre de pelúcia extremamente satírico e ativo, que juntos enfrentam inúmeras aventuras.

1 – Seu início e criador:

Bill Wtterson

Como já dito, a primeira a primeira tirinha foi publicada em 18 de novembro de 1985 e se tornou rapidamente um sucesso, sendo foco de um artigo do jornal Los Angeles Times em 1987. Foi premiada com Reuben Award, da National Cartoonists Society, dentre outros.

Primeira tirinha Calvin e Hobbes

2 – Inspiração dos nomes de Calvin e Hobbes:

Calvin and Hobbes

A inspiração veio do universo filosófico o Tigre Hobbes é (Thomas Hobbes) e Calvin foi inspirado em (John Calvin).

Thomas Hobbes
Thomas Hobbes

 

John Calvin
John Calvin

 

Referidos filósofos tiveram grande influência no mundo, todos já ouviram falar das teorias Calvinistas, como também uma certa vertente do cristianismo, já Thomas Hobbes desenvolveu inúmeras teorias sobre o comportamento do homem na sociedade.

3 – O nome Susie Derkins:

Susie Derkins

Referido nome era de um Beagle que pertencia a família de Melissa, esposa de Bill Watterson. Há algumas teorias de que Susie seria a versão infantilizada da esposa de Bill, mas são teorias.

4 – Hobbes é real:

Calvin e Haroldo

Nas tirinhas podemos perceber duas visões sobre a figura de Hobbes, sendo a de Calvin que o enxerga como um grande tigre e a visão dos demais personagens que vêem apenas um urso de pelúcia, Bill Watterson afirmou para a Comics Journal em 1989 que “Hobbes sendo imaginário é a suposição que adultos fazem por causa de que ninguém o exerga assim, como Calvin o vê. Parece-me, porém, que quando você faz um amigo para si mesmo, você tem alguém para concordar e não para discutir com você. Assim Haroldo é mais real que qualquer criança poderia sonhar”, ainda sobre Hobbes “é mais uma natureza subjetiva da realidade do que bonecas são para a vida”.

5 – Personagens de destaque:

Fazem parte do ciclo social de Calvin nas tirinhas, além de extra-terrestes, herói intergaláticos e outros seres que fazem parte da imaginação dessa criança, os seguintes personegens:

Mãe e pai de Calvin (que não possuem nomes):

Calvin e Haroldo

 

Susie Derkins (vizinha e colega de Calvin)

Susie Derkins

Miss Wormwood (Professora):

Miss Wormwood

Rosalyn (A terrível babá):

Rosalyn

Valentão Moe:

Valentao Moe

 

6 – Watterson x Merchandising e capitalismo:

Bill Wtterson

Bill Watterson proibiu sua editora de vender os direitos para exploradores de mercado, foi pública a luta do autor com a Universal Press. Comento criador proibiu qualquer merchandising, com poucas exceções, porém ainda hoje é desrespeitando referido desejo, pois ainda encontramos inúmeros produtos referentes a Calvin e Hobbes. Declarações de Bill sobre o assunto: “No começo da série, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que pensei em criar parecia violar o espírito da tirinha, contradizendo a sua mensagem, e me afastando do trabalho que eu amava”.

7 – A última tirinha, a última aventura:

Calvin and Hobbes

Entre inúmeros dilemas Bill Watterson escreveu novas tirinhas nos anos de 1991 a 1992 e abril a dezembro de 1994, porém em 1995 por meio da Universal Press Syndicate, encaminhou uma carta aos jornais: “Vou interromper Calvin e Hobbes no final do ano. Esta não é uma decisão recente, nem foi uma decisão fácil e eu saio com certa tristeza. Mas meus interesses mudaram e eu acredito que fiz o que podia fazer dentro das limitações de prazo diárias e do pequeno espaço. Eu estou ansioso para trabalhar em um ritmo mais reflexivo e com menos compromissos artísticos. Ainda não me decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate vai continuar. Que tantos jornais tenham publicado Calvin e Hobbes é uma honra de que eu terei orgulho por muito tempo e apreciei imensamente o apoio e a indulgência de vocês durante a última década. Desenhar essa história em quadrinhos tem sido um privilégio e um prazer e eu sou grato a vocês por me terem dado essa oportunidade”.

Assim em um domingo, no dia 31 de dezembro de 1995, foi lançada a última aventura de Calvin e Hobbes. Necessário se faz esclarecer que erroneamente acreditam que seria a de Calvin tomando remédios, mas a verdadeira última tirinha é de Calvin and Hobbes em um dia belo de neve e eles saindo para explorar, como sempre fizeram!

Sobre o Autor

Carlos Costa

Um café e duas ideias ou dois cafés e nenhuma criação, apenas café!