Dinastia M | Crítica

595 Visualizações 1 Comentário

Dinastia M – Marvel Deluxe

Publicado como parte da coleção Marvel Deluxe da Panini Books, o encadernado de luxo que compreende as 8 edições do arco Dinastia M (House of M) foi publicado no Brasil em fevereiro de 2015.

Escrito por Brian Michael Bendis, com desenhos de Olivier Coipel, Dinastia M foi apresentada originalmente nos Estados Unidos entre os meses de agosto e dezembro de 2005, sendo um dos grandes eventos relacionados a história dos Novos Vingadores e X-Men, uma consequência direta do arco Vingadores: A Queda.

Dinastia M - Marvel Deluxe

Após Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate ter enlouquecido, destruído a Mansão dos Vingadores e matado o Homem-Formiga, Visão e Gavião Arqueiro, a mesma foi levada por seu pai, o mutante Magneto, para receber os devidos cuidados, afim de manter sua filha e o mundo a salvo.

Infelizmente a paranoia presente na mente de Wanda, mesclada aos altos poderes da Feiticeira Escarlate, fez com os tratamentos administrados por Charles Xavier e Doutor Estranho fossem incapazes de reverter tal situação.

Este problema tomou tal gravidade, que em uma medida desesperada, Charles Xavier convoca os X-Men e os Novos Vingadores para decidirem o futuro de Wanda Maximoff.

A intenção era votar em conjunto sobre a necessidade de eliminarem a Feiticeira Escarlate, antes que ela cometesse um mal ainda maior.

Obviamente isso dividiu a opinião dos super-heróis envolvidos, entre aqueles que eram contra e a favor do assassinato de Wanda.

Buscando novas esperanças é decidido um último contato com a Feiticeira Escarlate, partindo todos para a região de Genosha, onde Magneto vinha cuidando de sua filha.

No entanto, Pietro, irmão de Wanda utiliza-se de sua super velocidade para participar desta reunião sem que ninguém pudesse notar sua presença, para descobrir o que os heróis mais poderosos da terra pretendiam em relação a sua irmã.

Chocado com as decisões de seus antigos colegas de equipe, Pietro retorna a Genosha e conta ao seu pai que os Vingadores e os X-Men estão se deslocando até lá para decidirem a morte de Wanda.

Dinastia M - Marvel Deluxe

Um momento de grande dramaticidade envolvendo os três familiares que não sabiam que medidas tomarem em uma situação como aquela.

Ao chegarem em Genosha, todos percebem algo de muito estranho, principalmente pelo fato de não encontrarem ninguém. A situação torna-se ainda mais tensa quando em meio a todos Charles Xavier desaparece misteriosamente.

Orientados pela telepata e uma das atuais líderes dos X-Men, Emma Frost, todos partem em direção ao rastro do poder da Feiticeira Escarlate, cuja origem vem de dentro uma antiga catedral.

Ao chegarem no local uma súbita, estranha e misteriosa sensação cai sobre os personagens, engolidos por um imenso clarão.

Então um novo dia começa para cada um dos personagens, em um mundo totalmente novo e aparentemente normal para todos eles. Ninguém lembrava-se de Wanda em seus dias como Vingadora.

Todos aparentemente viviam suas vidas de forma satisfatória e com grande felicidade. O mundo era constituído em sua grande maioria por mutantes, e poderosas leis impediam qualquer ato de preconceito para com estes.

Tudo isso fruto da guerra entre mutantes e sapiens, onde Magneto, o grande líder desta revolução foi o vencedor, estabelecendo-se como o monarca daquele mundo, naquilo que foi chamado de Dinastia M, a dinastia de Magnus.

Dinastia M - Marvel Deluxe

No entanto, em um mundo onde todos eram felizes e não se lembravam do que havia acontecido em Genosha, um deles, o mutante Wolverine por motivos desconhecidos consegue se lembrar de tudo.

Ele parte em busca de pistas na tentativa de descobrir o que havia acontecido. E é com a ajuda de uma garota mutante chamada Layla, que Wolverine começa a destravar a mente de cada personagem, revelando uma das ações mais terríveis que a Feiticeira Escarlate poderia ter cometido.

Cientes de que isso só poderia ter sido uma orientação de Magneto, todos partem rumo a mansão da Dinastia M, afim de conseguirem retomar suas antigas vidas.

Dinastia M é uma das melhores histórias da época, reunindo uma grande quantidade de heróis em prol de um resultado em comum. Ela serve para nos apresentar como seriam as vidas dos principais personagens da Marvel Comics, sob uma perspectiva onde todos se sentissem felizes e completos.

Gwen Stacy e tio Ben ainda estão vivos nesta nova vida de Peter Parker, Wolverine não possui bloqueios de memória e consegue lembrar de seu passado, dentre outras realizações na vida daqueles que porventura sofriam algum tipo de represália por serem considerados não humanos.

Tudo baseado nos vários anos de perseguição enfrentados pelos homo superior, vítimas constantes do enorme preconceito da sociedade humana.

No entanto este arco não é necessariamente um desfecho dos eventos de Vingadores: A Queda, mas parte de uma situação que ainda iria reverberar em histórias futuras, principalmente por conter umas das situações mais marcantes de todo o universo Marvel: o momento em que a Feiticeira Escarlate diz “chega de mutantes” e torna mais de 90 por cento destes seres em humanos normais, colocando a espécie mutante em extinção.

Dinastia M - Marvel Deluxe

Tudo isso representado com os belíssimos desenhos de Olivier Coipel e com as cores vibrantes de Frank G. D’Armata.

É uma das melhores histórias apresentadas na coleção Marvel Deluxe, com extras mostrando o checklist de títulos envolvidos no arco (algo que infelizmente não acontece nas demais edições desta coleção), a revista The Pulse contando as entrelinhas do mundo criado por Wanda em Dinastia M, além de grandes informações sobre todos os personagens e equipes presentes neste novo universo.

São histórias como esta que nos mostram o quão importante é a função dos mutantes nos quadrinhos da Marvel Comics e por que eles colaboram com boa parte dos melhores arcos da editora.

Especificações

  • Roteiro: Michael Brian Bendis
  • Arte: Oliver Coipel
  • Nº de Páginas: 272
  • Capítulos:
    • HOUSE OF M #01 (agosto/2005)
    • HOUSE OF M #02 (agosto/2005)
    • HOUSE OF M #03 (setembro/2005)
    • HOUSE OF M #04 (setembro/2005)
    • HOUSE OF M #05 (outubro/2005)
    • HOUSE OF M #06 (outubro/2005)
    • HOUSE OF M #07 (novembro/2005)
    • HOUSE OF M #08 (novembro/2005)
    • HOUSE OF M SKETCHBOOK (junho/2005)
    • THE PULSE HOUSE OF M SPECIAL (setembro/2005)

Dinastia M - Marvel Deluxe - MonsterBrain

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.