Facebook confirma oficialmente apoio aos Gifs

2381 Visualizações Deixe um comentário

Facebook confirmou esta tarde que agora irá apoiar GIFs animados no Feed de Notícias. Nem todo mundo verá a funcionalidade adicionada de forma imediata, entendemos como a atualização ainda está rolando para fora. A medida representa uma mudança significativa na direção do Facebook, que historicamente havia feito uma decisão consciente de evitar o apoio aos GIFs, alegando que isso iria fazer com que o seu Feed de Notícas viesse a se tornar muito caótico.

Em vez de permitir GIFs, o foco de Facebook eram os vídeos. A empresa introduziu suporte para vídeos auto-playing no final de 2013, mas, apesar de trazer uma sensação mais animada para o Feed de Notícias, o movimento não levou o Facebook a aceitar o suporte para GIFs.

Embora o Facebook já tenha suporte para GIFs há algum tempo, a empresa temia que estes GIFs poderiam levar o site a um sobrecarregamento de memes de baixa qualidade, como já relatado anteriormente.

Esta decisão, no entanto, foi revertida hoje.

Para experimentar a nova funcionalidade, os usuários do Facebook podem colar um link de um GIF hospedado em um site externo como Giphy, Imgur, Tumblr, ou em outro lugar, em sua caixa de atualização de status e, em seguida, publicar. Por enquanto ainda não permitido o upload de GIFs diretamente no Facebook.

GIFs serão auto-play no Facebook, assim como as atuais configurações de reprodução automática de vídeo atual. Se você optar por desativar o autoplay em suas configurações, você poderá tocar ou clicar em um GIF (como indicado por “GIF” em um círculo branco) para reproduzi-lo.

No passado, a única opção para compartilhar GIFs no Facebook foi uma solução alternativa fornecida pelo Giphy, sem o apoio oficial do Facebook. A atualização de hoje significa que os usuários serão capazes de compartilhar qualquer GIF encontrado na web para Facebook, não somente a partir de uma única fonte.

Além disso, testamos esta funcionalidade em páginas do Facebook, e descobrimos que os passos acima ainda não funcionam. Isso implica que o Facebook está disponibilizando o recurso a alguns perfis pessoais em primeiro lugar, ou que tenha tomado a decisão de restringir a funcionalidade a determinadas marcas. (Atualização: Nós entendemos agora que o Facebook não vai apoiar GIFs em páginas ou em anúncios.)

Nós também descobrimos que GIFs animados também funcionarão no aplicativo móvel do Facebook para iOS, porém no site móvel, ainda não.

“Estamos lançando o suporte para GIFs animados no Feed de Notícias. Isso é para que você possa compartilhar mais divertimento, coisas expressivas com seus amigos no Facebook.”

Fonte: TechCrunch

RELATED ITEMS
Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.