Você Sabe Quem é Hela? [Marvel Comics]

3177 Visualizações Deixe um comentário

Hela, a Deusa da Morte, Soberana das regiões de Hel e Niffleheim

Hela é uma personagem do universo Marvel Comics, oriunda das histórias do Thor, criada por Stan Lee e Jack Kirby. Baseada na Mitologia Nórdica, Hela é a deusa asgardiana da morte e senhora de Hel e Niffleheim.

Estreou nos quadrinhos durante a Era de Prata, aparecendo pela primeira vez na revista Journey Into Mystery #102, em 1964.

Suas habilidades envolvem força sobre-humana, telepatia, teletransporte, reencarnação, resistência e alto nível de poderes místicos como o “toque mortal“.

Uma das mais poderosas inimigas de Thor e seu pai Odin, Hela nasceu em Jotunhein, local onde viviam os Gigantes de Gelo. De acordo com as histórias ela é filha da gigante e Deusa do Medo, Angurboda e do deus da trapaça Loki. Mas não este Loki que conhecemos, mas o de uma outra encarnação, morto em um Ragnarok anterior.

Angurboda e Loki também geraram outros filhos além de Hela: o lobo Fenrir e Jormungard, a serpente de Midgard.

Foi nomeada por Odin como Deusa da Morte assim que alcançou a maioridade, obtendo o domínio de Hel e Niffleheim e das almas dos mortos que ali estavam.

Niffleheim é um dos nove reinos ligados a árvore do mundo, Yggdrasil. É neste onde se concentra as almas de todos aqueles que morreram de forma desonrada. Hel é uma região dentro de Niffleheim, local que abriga os mortos que não são honrados e nem desonrados.

Conforme o tempo, Hela tentou diversas vezes reclamar para si as almas dos mortos que habitavam o Valhala, incluindo as almas de Odin e Thor, o que levou a uma série de conflitos entre estes.

Hela - Marvel Comics

Após um violento combate contra o Destruidor, Thor bastante ferido se deparou com a presença de Hela. Ela queria utilizar daquele momento de quase morte do herói para adentrar o Valhala. Para sua infelicidade seu plano falhou sendo possível a ela somente visualizar a imagem das almas que ali viviam.

Em uma outra ocasião, Hela consegue roubar uma parte da alma de Odin, enquanto ele estava no Mar da Noite Eterna. Isso fez com que fosse criada a poderosa entidade Infinito, a qual Hela liberou sobre o universo. Com o propósito de se unir com sua outra metade, Infinito assumi o controle de Odin e mata Hela para novamente trazer Thor a vida, morto anteriormente pela Deusa da Morte.

Porém a existência de Hela era necessária afim de se manter o equilíbrio natural da vida e da morte, sendo ressuscitada por Odin logo então.

Hela - Marvel Comics

Após um tempo as Deusas do Destino advertiram os asgardianos sobre o papel de Hela no início do Ragnarok. A Deusa da Morte ao lado de Loki mataram Balder afim de se iniciar o processo de fim dos tempos, enquanto enviavam monstros aos portões de Asgard. Apesar de seus planos terem novamente fracassado, o Ragnarok acabou por realmente vir, iniciado pelo próprio universo, matando todos, inclusive a própria Hela.

Quando Thor finalmente renasceu, ele começou a reviver as almas de seus antigos amigos. Em uma medida precipitada o Deus do Trovão acabou por reviver também Loki, que acabou o enganando ao convencê-lo sobre trazer Hela a vida.

Como todos os outros asgardianos, Hela passou a viver em Midgard, alimentando-se de almas na cidade de Las Vegas.

Durante o arco O Cerco, Loki trouxe a informação a Hela de que diversos asgardianos haviam sido mortos. Mas a Deusa da Morte declarou que iria permitir que as almas destes vagassem por Midgard por tempo indeterminado, já que não existia mais um reino para poder abrigá-las.

Por intermédio de Loki, Mephisto cedeu uma parte do submundo para que fosse o novo Hel. No entanto, a traição de Loki faz com que haja um grande ataque sobre Hel. Durante a batalha Hela perde um de seus braços, sendo obrigada a solicitar o auxílio de Thor para deter a invasão.

Um paradoxo interessante surgiu a partir do braço perdido de Hela. A deusa transformou seu membro mutilado em uma serva chamada Leah, que fez amizade com o jovem renascido Loki, nascendo uma espécie de laço romântico entre os dois.

Em um ponto, Loki se vê forçado a permitir que Hela reabsorvesse Leah em si mesma. O Deus da Trapaça cria então uma nova versão de Leah e juntamente de Hela a envia para o início do tempo afim de protegê-la da sombra maligna do antigo Loki. De acordo com a história, Leah se desenvolve ao longo dos séculos para se tornar Hela, criando uma espécie de paradoxo relacionado a origem da Deusa da Morte, com uma nova versão de Loki, que por sinal não é o arqui-inimigo de Thor, pai de Hela.

A Deusa da Morte Hela continuou a governar o Hel até a chegada de Angela, recém descoberta irmã de Thor e Loki. Angela invadiu Hel em busca de seu amante, Sera, derrotando Hela e tornando-se a nova regente, abdicando-se futuramente do trono para que Balder ocupasse o posto.

Durante o filme Thor: Ragnarok

Foi divulgado que Hela será a grande antagonista do novo filme do Deus do Trovão, neste Universo Cinematográfico Marvel. A personagem será interpretada pela atriz Cate Blanchett. A data de estreia de Thor: Ragnarok é 27 de outubro de 2017.

Thor - Ragnarok - Hela

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.