Você Sabe Quem é Jesse Custer? [Preacher]

2019 Visualizações 3 Comentário

Quem é Jesse Custer da série Preacher?

Jesse Custer é um personagem fictício e protagonista da série de histórias em quadrinhos, Preacher. Criado pelo escritor Garth Ennis e pelo artista Steve Dillon, as edições de Preacher faziam parte do conjunto de obras do selo Vertigo, da DC Comics.

Jesse Custer foi considerado o 11º maior personagem dos quadrinhos pela revista Empire Magazine e em 2011, o site IGN o classificou como 34ª no Top 100 dos maiores heróis das histórias em quadrinhos.

Filho de John CusterChristina L’Angelle, Jesse recebeu desde cedo uma educação de cowboy e um forte senso de justiça. Não demorou muito para que sua mãe, uma fugitiva, fosse encontrada por sua antiga família e fosse levada junto de John e Jesse para a casa casa de sua decrépita mãe.

A partir de então, Jesse passou a receber uma forte educação religiosa por parte de sua avó, até o momento que seus pais decidem fugir, sendo capturados mais uma vez culminando no assassinato de seu pai, John Custer.

Após presenciar a morte de seu pai, Jesse Custer decidiu então nunca mais chorar.

Novamente ao lado da família de sua mãe, Jesse teve boa parte de sua educação influenciada por Christina e também do antagonista Jody, assassino de John Custer, que o treinou de forma violenta em diversas áreas como mecânica e combate. Por mais ódio que ele pudesse carregar em relação a Jody, o protagonista sabia muito bem que parte de sua evolução deu-se justamente por conta deste.

Ao final de sua adolescência e a morte de seus pais, Jesse Custer resolve abandonar de vez a casa da família L’Angelle.

Tornando-se um jovem arrogante, Jesse Custer passa a sobreviver por conta de suas habilidades e aparência, obtendo dinheiro e garotas de forma fácil. Tudo isso mudou no momento em que ele conheceu Tulipa, por quem ele se apaixonou e juntos passaram a cultivar uma vida de crimes.

Preacher - Jesse e Tulipa

Quando Jody surge novamente, este ameça Tulipa de morte caso Jesse não volte com eles. Pressionado a voltar outra vez a casa de seu avô, Jesse Custer se entrega ao álcool enquanto passa a ser um jovem reverendo na ingrata e ignorante cidade do Texas.

Foi durante um momento de raiva em que Jesse enfrentou sua congregação no interior de um bar. Neste dia ele acabou revelando segredos sujos de muitos ali, sendo interrompido por um golpe de taco de baseball de um dos indivíduos que Jesse havia relevado um suposto crime de estupro.

No dia seguinte, durante seu sermão na igreja, Jesse Custer foi atingido por uma poderosa manifestação sobrenatural, intitulada Genesis, ocasionando uma verdadeira onda de destruição matando todos que viviam naquela cidade.

Tulipa, que havia conhecido o vampiro irlandês Cassidy, sobreviveram ao estrago na cidade e encontram Jesse soterrado em meio aos escombros de sua igreja. Ainda furiosa por conta do abandono de Jesse, Tulipa e Cassidy por fim aceitam ajuda-lo a ir em busca de respostas.

A fusão com a entidade Genesis, concedeu a Jesse Custer a “Palavra de Deus“, capacidade que obriga qualquer ouvinte a seguir obedientemente seus comandos, desde que seja dito de forma compreensível. Este poder é representado por um brilho sinistro e avermelhado nos olhos de Jesse.

Preacher - Jesse Custer

É por conta desta nova habilidade que Jesse parte em busca de Deus, afim de controla-lo e fazê-lo encarar seus próprios erros como Criador.

Durante sua viagem pelas estradas dos Estados Unidos, Jesse é mais uma vez capturado por Jody e levado novamente ao sua avó. É permitido uma última noite ao lado de Tulipa, com esta sendo assassinada por um tiro de pistola no dia seguinte.

Tulipa é ressuscitada por Deus um dia após sua morte e ordenada pelo Criador para que convença Jesse Custer a desistir de sua busca. A personagem obviamente se recusar a fazer o que Deus a solicitou, pois encarou seu renascimento como um suborno a fim de afetar a missão de Jesse.

Aprisionado na casa de sua avó, Jesse consegue controlar TC, um dos indivíduos que o mantinham preso. Uma vez livre conseguiu matar Jody culminando também na morte de sua avó, a partir de um grande incêndio ocorrido na velha casa.

Reunidos, Jesse e Tulipa compartilham de um beijo apaixonado enquanto ele se desvencilha de seus demônios do passado.

Enquanto isso uma organização secreta chamada O Graal, estava encarregada de encontrar Jesse a fim de utilizar seu poder para colocar em prática o Armagedon e assim dominarem o mundo. Confundindo Cassidy com Jesse, a organização levou o vampiro por engano até uma base secreta na França. Jesse, tomado por um sentimento de vínculo com Cassidy, partiu em busca do amigo.

Após resgatar seu parceiro, Jesse Custer passa a acreditar que a melhor forma de chegar até Deus é vasculhando as memórias de Genesis presente em seu corpo. Ele viajou ao Monument Valley para desvendar os segredos de Genesis, porém foi surpreendido por um ataque nuclear do Graal.

Na tentativa de fugir da explosão, Jesse salta de um avião em pleno o ar. O personagem acorda em meio ao deserto e se surpreende por ainda estar vivo, porém sem um de seus olhos. Deus surge novamente e conta a Jesse que foi ele quem o salvou da queda e mais outra vez o pede para que desista de sua missão.

Preacher - Jesse e Deus

Jesse Custer se recusa e tenta usar seus poderes em Deus que revida mordendo seu olho esquerdo. A presença do Santo dos Assassinos é notada por ambos e Deus logo parte, deixando Jesse feliz por saber que até mesmo o Criador teme a presença do Santo.

Após ser encontrado por um eremita em meio ao deserto, Jesse levou por volta de um mês para recobrar suas memórias e partir de encontro aos seus amigos. Ao encontrá-los, Jesse entrou em choque ao ver Cassidy abraçando Tulipa de uma forma bastante íntima. A situação fez com Jesse Custer deixasse sua missão de lado e partisse para uma cidade chamada Salvation.

Eventualmente, após um tempo Jesse descobriu que nunca houve nada entre Cassidy e Tulipa, na verdade a garota vinha sendo mantida presa ao vampiro por meio de bebidas e drogas. Ao encontrar Tulipa, Jesse entrou em um combate contra seu velho amigo por questões de velhos códigos de honra. No entanto eles decidem um outro momento para tratarem daquele assunto.

Jesse então finaliza seu plano contra Deus, porém para proteger Tulipa ele a deixa desacordada em um quarto de hotel, sabendo que aquele seria a última vez que ele a trairia.

Preacher

Ao reencontrar Cassidy eles discutem sobre o passado conturbado de ambos e novamente começam a lutar. Cassidy é derrotado enquanto Jesse oferece a mão ao seu antigo amigo.

Tudo acaba de forma trágica com Cassidy agradecendo pela amizade que tiveram e se entregando ao sol, morrendo em chamas. Ao mesmo tempo, um atirador do Graal atinge Jesse Custer, que também morre em meio as cinzas de seu antigo amigo.

De qualquer forma a morte de Jesse Custer não seria em vão, pois seu trato com o Santo dos Assassinos havia acontecido como o esperado. Após a morte de Jesse, seu corpo se desligou da entidade Genesis, fazendo com que Deus se sentisse seguro para retornar ao seu trono. Ao chegar ao céu, Deus se depara com todos os seus anjos mortos pelo Santo dos Assassinos. Por fim Deus também é morto livrando o mundo de toda a sua corrupção.

Porém, de forma bastante astuta, Cassidy antes de sua morte fez um acordo secreto com o próprio Deus. Ele iria entregar Jesse contando que sua alma e a do seu amigo fossem poupados ao final de tudo.

Ambos ressuscitaram após a morte de Deus. Jesse Custer com seu olho perdido restaurado e Cassidy como um homem normal. Jesse faz as pazes com Tulipa.

Os últimos painéis mostram Cassidy observando o pôr do sol e falando sozinho, ou melhor, para Jesse, dizendo que ele vai tentar agir como um homem.

Na TV, a série Preacher é produzida pelo canal AMC e traz o ator Dominic Cooper como o personagem Jesse Custer.

Preacher
Preacher
Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.