Você Sabe Quem é Luke Cage? [Marvel Comics]

2573 Visualizações 2 Comentário

Luke Cage é um personagem criado pela Marvel Comics durante os anos 70, fortemente influenciado pela cultura cinematográfica Blaxploitation.

Luke Cage é um personagem das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, criando por Archie GoodwinJohn Romita e George Tuska. Sua primeira aparição foi na revista Luke Cage, Hero for Hire #1, lançada em 1972.

Leia também 10 fatos que você precisa saber sobre Luke Cage!

Foi um dos primeiros e mais importantes representantes da cultura afro-americana nos quadrinhos, influenciado pelos filmes Blaxploitation (protagonizados e realizados por atores e diretores negros que tinham como publico alvo, principalmente, os negros norte-americanos), que  alcançaram seu auge na década de setenta.

Luke Cage é o alter ego de Carl Lucas, nascido no Harlem, cidade de Nova York. Durante sua juventude influenciado por gangues locais acabou envolvendo-se com o mundo do crime. No entanto, percebendo que suas ações passaram a prejudicar sua família, Carl decidiu mudar de vida buscando um emprego legítimo.

Porém, um de seus melhores amigos e mais famosos criminosos da região, o culpa por traição e planta heroína em seu apartamento e em seguida avisa a polícia.

Carl é preso e enviado a prisão onde o contato com sua família é bastante escasso. Seu irmão mais novo James Lucas Jr., ressentido pelo “suposto” crime faz com que seus pais assim como Carl acreditem que ambos estejam mortos e encerrem seus contatos por meio de cartas.

Luke Cage

A raiva que Carl Lucas sente pela traição de seu amigo, o faz se envolver em diversas brigas e tentativas de fuga. Na prisão de Seagate, na Geórgia, ele acaba por se tornar alvo de Billy Bob um guarda sádico que mantém uma péssima relação com o personagem.

Voluntário de um experimento do Dr. Noah Burstein, Carl passa a fazer parte de um experimento de regeneração celular baseado no processo de criação do super soldado. Quando mergulhado em um campo elétrico conduzido por um composto químico orgânico, Billy Bob surge e manipula os controles do experimento afim de matar Carl. O tratamento é acelerado e ultrapassa os limites pretendidos induzindo uma série de melhorias em seu organismo, como força sobre-humana e pele invulnerável.

Com seus novo dons, Carl foge de Seagate retornando a Nova York. A partir de então, ele passa a utilizar um traje característico e o codinome Luke Cage, agindo como herói de aluguel para aqueles que estejam dispostos a pagar o seu preço.

Em meio a sua nova vida, Luke Cage passa a conhecer e até mesmo auxiliar outros super-heróis, como o Quarteto Fantástico e criando alguns amigos como é o caso de Jessica Jones.

Luke Cage e Jessica Jones

A vida de Luke Cage vai ficando cada vez mais complicada e durante sua participação na equipe Os Defensores, ele passa a se queixar de que as tarefas do grupo estão atrapalhando seu trabalho como herói de aluguel. Desse modo, os membros dos Defensores passam a pagar uma salário fixo a Luke Cage e estabelecem o novo codinome do personagem: Poderoso (Power Man).

Tempos depois, Luke Cage acaba por conhecer Punho de Ferro, tornando-se melhores amigos e parceiros como heróis de aluguel. Ambos adquirem uma grande reputação internacional por conta de seus combates contra uma grande variedade de criminosos.

Luke Cage e Punho de Ferro

Durante um momento da vida do personagem, uma aproximação maior com a heroína Jessica Jones passa a acontecer enquanto trabalham como seguranças de Matt Murdock, o Demolidor. Luke Cage passa a se conectar sentimentalmente a Jessica após lidar com seus problemas relacionados ao Homem Púrpura (Kilgrave). A relação de ambos cumina na gravidez de Jessica Jones.

A filha do casal, chamada Danielle (em honra a Daniel Rand, o Punho de Ferro) nasce no mesmo período em que seus pais são integrados a nova equipe dos Vingadores, momento em que Luke Cage e Jessica Jones se casam.

Luke Cage passou por diversas histórias relacionadas principalmente aos subúrbios de Nova York ao lado de personagens como Demolidor, Punho de Ferro, Jessica Jones e até mesmo Justiceiro e o Motoqueiro Fantasma, além de ser um grande admirador do Pantera Negra.

Luke Cage e Demolidor

Esteve envolvido na primeira Guerra Civil, estando a lado do Capitão América na luta contra o Homem de Ferro e a Lei de Registros de Super Humanos.

Colaborou na formação da nova equipe dos Novos Vingadores, opondo-se a equipe oficial do Homem de Ferro, intitulada Os Poderosos Vingadores, após a morte do Capitão América.

Luke Cage é um personagem com sentimentos a flor da pele, principalmente quando o assunto é relacionado a sua família, amigos e algo do qual ele realmente acredita.

Sua pele invulnerável não torna os seus órgãos internos livres de danos, porém possui uma capacidade de recuperação três vezes maior que a de um ser humano normal.

Trata-se de um exímio lutador de rua e um perfeito atleta antes mesmo de receber seus dons. Ele também treinou com o Punho de Ferro, tornado-se ainda mais eficaz durante os combates contra os criminosos.

Luke Cage também faz parte das séries originais da Netflix, produzidas em conjunto com a Marvel TV, integrando o Universo Cinematográfico Marvel. Na série ele é interpretado pelo ator Mike Colter. A primeira temporada de Luke Cage está disponível na Netflix a partir do dia 30 de setembro de 2016.

Luke Cage - Marvel - Netflix

RELATED ITEMS
Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.