Você Sabe Quem é o Sr. Sinistro? [Marvel Comics]

2128 Visualizações Deixe um comentário

Criado pelo escritor Chris Claremont e pelo desenhista Marc Silvestri, o Sr. Sinistro é um personagem da Marvel Comics, antagonista das histórias dos X-Men. Sua primeira aparição ocorreu na revista Uncanny X-Men #221, em setembro de 1987.

Sr. Sinistro é o alter-ego de Nathaniell Essex, originalmente um médico e cientista que viveu na Inglaterra durante o período vitoriano. Abalado por conta da doença de sua esposa, Nathaniell concentrou todos os seus esforços em encontrar uma cura.

Sua obstinação o levou a testar em si próprio os experimentos que realizava, gerando um efeito colateral que o permitiu ser capaz de manipular as moléculas de seu próprio corpo.

Sr. Sinistro - Marvel Comics

A partir de então Nathaniell adquiriu as habilidades de regenerar ou alterar sua aparência e inclusive disparar rajadas de energia.

No entanto, as teorias científicas que Nathaniell havia desenvolvido eram avançadas demais para sua época (1857), contrapondo os valores de sua sociedade. Deste modo ele foi rejeitado por todos, inclusive por sua esposa.

Tal situação o deixou bastante vulnerável, o que abriu a oportunidade para que um poderoso mutante pudesse manipula-lo.

Apocalipse despertou de sua longa hibernação em Londres no ano de 1859, deparando-se consequentemente com Nathaniell Essex. O encontro entre os dois fez com que Apocalipse o oferecesse um acordo: ele transformaria Nathaniell em um sobre-humano, capaz de viver tempo suficiente para manter suas pesquisas e experiências. Em troca, Nathaniell deveria honrar o acordo, tornando-se servo de Apocalipse.

O mutante fez com que Nathaniell Essex adquirisse uma pele prateada (semelhante a de Colossus) e perdesse sua capacidade de possuir sentimentos, deixando de lado sua humanidade.

Sr. Sinistro - Marvel Comics

A partir deste momento, passou a ser intitulado como Sr. Sinistro (Sinister), em referência a última palavra dita por sua esposa antes de morrer. O objetivo do Sr. Sinistro era adquirir a qualquer custo o completo conhecimento e controle da evolução humana.

No entanto, a programação realizada por Apocalipse não ocorreu perfeitamente e em alguns raros momentos o Sr. Sinistro ainda é capaz de manifestar emoções.

Seus trabalhos científicos o levaram a trabalhar inclusive com os nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Lá, ele foi capaz de criar um clone de Namor, derrotado posteriormente pela versão original do personagem e pelo Capitão América.

Uma das principais descobertas do Sr. Sinistro foi com relação ao surgimento do mutante Cable. Durante longos anos de experimentos, a serviço de Apocalipse, ele descobriu que a combinação dos genes de Jean Grey e Scott Summers originaria um mutante incrivelmente poderoso, um ápice na evolução humana.

Sr. Sinistro e Cable - Marvel Comics

Quando Alex e Scott Summers tornaram-se órfãos, o Sr. Sinistro tratou de separá-los, encontrando uma família para Alex e levando Scott a um orfanato. Neste meio tempo, ele conseguiu confirmar suas teorias em relação a Jean e Ciclope.

Infelizmente, com a aparente morte de Jean Grey na lua, após os eventos da Saga da Fênix Negra, o Sr. Sinistro criou a partir de seu DNA um clone, cujo o nome era Madelyne Pryor, colocando-a na vida de Scott.

Após se apaixonarem, Madelyne e Scott casaram-se e tiveram um filho chamado Nathan Cristopher, cujos as habilidades mutantes o forneciam um grande poder telecinético.

Com grande interesse na criança, os planos do Sr. Sinistro foram interrompidos quando Madelyne Pryor descobriu sua real origem, fazendo com que esta unisse forças com o demônio Nastirth.

Nathan Cristopher foi criado então por seu pai ao lado de Jean Grey (que na verdade não havia morrido), enquanto o Sr. Sinistro ainda tentava captura-lo. Mais outra vez, para a infelicidade Nathaniell Essex, seus planos foram impedidos quando Apocalipse percebeu a grande ameaça que o jovem garoto poderia se transformar.

O mutante infecta o garoto com um vírus tecnorgânico (tecnovírus), obrigando Ciclope a enviá-lo ao futuro onde poderia ser curado, o que culminou na criação de Cable.

Apesar de Nathaniell Essex ser considerado um vilão (rankeado em 6º lugar no Top 10 de vilões da Marvel em 2008), isso não corresponde bem a uma verdade.

O Sr. Sinistro age em prol de seus experimentos o que o coloca em diferentes pontos de vista dependendo da ocasião. Certa vez ele salvou a vida de Wolverine após seu adamantium ter sido retirado, assim como também ajudou outros como Lamúria, Polaris, Destrutor e Gambit. No entanto, ele sempre pede algo em troca com relação a estas ajudas.

Por ser desprovido de moral, o intuito do personagem está longe de ser o de dominar ou destruir a Terra.  Desta maneira, acabou ajudando os heróis nos momentos em que percebeu uma ameaça que poderia prejudicar a vida no planeta, e que porventura pudesse impedir os humanos de alcançarem o ápice de sua evolução genética. Exemplo disto foi seu suporte na saga Massacre.

Ele também é um inimigo declarado de Apocalipse, pois é contra a filosofia de En Sabah Nur, onde somente os mais fortes devem sobreviver.

Sr. Sinistro e Apocalipse - Marvel Comics

O intelecto altamente desenvolvido do Sr. Sinistro é acompanhado por sua imortalidade, capacidades telepáticas, descargas energéticas, regeneração e controle total das moléculas de seu corpo.

Em histórias recentes, ele foi morto por conta de uma cilada realizada por Mística, ao faze-lo ter contato com a pele de Vampira. Em suas artimanhas para lidar com tal situação ele foi capaz de incorporar no corpo de Claudine Renko, a Srta. Sinistro.

Na cena pós créditos do filme X-Men: Apocalipse, temos a presença de uma organização que passa a recolher as informações presentes no laboratório responsável pela Arma-X. Quase no final podemos visualizar uma maleta com o nome “Essex Corp“, em referência a possível participação do personagem em futuros filmes dos X-Men.

Sr. Sinistro - Essex Corp

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.