Você Sabe Quem é Thanos? [Marvel Comics]

2113 Visualizações Deixe um comentário

O Titã Thanos é um Dos Mais Poderosos e Implacáveis Personagens do Universo Marvel

Criado por Jim Starlin para a Marvel Comics, Thanos apareceu pela primeira vez em fevereiro de 1973 na revista Iron Man #55.

Ele nasceu em uma das colônias dos Eternos, situada na lua de Saturno chamada Titã, filho de Mentor e Sui-San, neto do titã Kronos.

Diferente de seus irmãos, Thanos nasceu deformado e sua aparência monstruosa o tornou um ser melancólico obcecado pelo conceito de morte. Por conta disso, buscou aumentar seu poder, dotando-se inclusive de implantes cibernéticos resultando em um ser tão poderoso quanto seus pais e irmãos.

Após ser exilado de sua comunidade (rumores de que ele tenha cometido o crime de criar a primeira arma), viajou pelo universo até se encontrar com a entidade Morte, a qual apareceu a ele sob a fisionomia de uma mulher por quem ele logo se apaixonou.

Thanos e Morte - Marvel Comics

Na tentativa de se tornar digno do amor da Morte, Thanos reuniu um exército ao seu comando e quase destruiu seu antigo lar em Titã, se auto proclamando governante do local.

A partir de então, Thanos buscou os poderes do Cubo Cósmico e tornou-se um deus capaz de enfrentar facilmente o Capitão Marvel e os Vingadores.

No entanto, Capitão Marvel conseguiu enganar Thanos de que os poderes do Cubo Cósmico haviam  sido drenados, fazendo com o titã o descartasse. Mar-vell conseguiu pegar o Cubo, derrotando Thanos e restaurando o universo a sua ordem.

As consequências desta batalha fez com que Thanos viesse a acreditar que foi rejeitado pela Morte pelo fato de ter sido derrotado. Novamente, motivado em recuperar o amor de sua amada, Thanos foi além e partiu em busca das poderosas Jóias da Alma.

Foi durante este período onde ele criou uma de suas mais perigosas guerreiras, Gamorra, treinando-a desde sua infância para ser sua assassina pessoal. A criação de Gamorra foi motivado pelo perigo de Adam Warlock que era uma grande ameaça aos planos de Thanos.

Thanos e Adam Warlock - Marvel Comics

Após reunir todas as jóias, Thanos começou a destruir a própria estrela, na esperança de extinguir todas as coisas vivas em homenagem a sua amada Morte.

Adam Warlock então reuniu novamente o Capitão Marvel e os Vingadores afim de deter o titã louco. Derrotado mais uma vez, Thanos foi imobilizado em um castigo irônico que o impossibilitaria de rever a sua amada.

Porém a Morte foi visitá-lo. Ela o reviveu e tornou ainda mais poderoso, levando-o a acreditar que o universo estava em desequilíbrio em termos de vida e morte e que ele era necessário nesta tarefa de restabelecer o equilíbrio cósmico.

Thanos mais uma vez foi em busca das Jóias da Alma, agora chamadas de Jóias do Infinito. Ele criou a Manopla do Infinito e tornou-se tão poderoso que bastou um simples pensamento para metade da população do universo ser morta.

Thanos e Manopla do Infinito - Marvel Comics

A grandiosa ameaça a toda existência causada por Thanos fez com diversos seres e entidades do universo se unissem para confronta-lo. Novamente o titã foi derrotado, com Adam Warlock colocando cada uma das jóias sob os cuidados de diferentes seres e regiões do universo.

Thanos foi exilado por Adam Warlock e passou a viver como agricultor em um planeta desabitado, tornando-se uma espécie de eremita. No entanto este novo estilo de vida, fez com que Thanos refletisse e percebesse que a Eternidade havia se tornado algo catatônico. Indo de encontro novamente a Adam Warlock, ambos foram até o Reino da Morte para descobrir que Magus, a versão maligna de Adam havia tomado posse de Cubos Cósmicos, da Manopla do Infinito e passou a distorcer a realidade conforme sua vontade.

Thanos auxilia na luta contra Magus, que acaba sendo derrotado pelas entidades Eternidade e Infinito. As Jóias do Infinito mais uma vez retornaram aos seus respectivos guardiões, uma delas, a da Realidade, fica sob os cuidados de Thanos, fato mantido em segredo pelo próprio Adam Warlock.

Desde então Thanos passou a vivenciar diversas experiências como vilão, outrora no auxílio contra maus maiores. Ele acabou abandonando seu amor pela Morte, pois decidiu que não iria mais realizar seus atos em nome de outro suposto deus, mas sim por conta de sua própria vontade.

Após eventos relacionados as ações de um antigo Faraó, chamado Ankhenaten, cuja as ações o levaram a encontrar o artefato Coração do Universo que possibilitava ao seu detentor um poder infinito, Thanos e outros surgiram para deter a nova ameaça. O titã conseguiu roubar o objeto místico e o fundiu consigo mesmo aumentando absurdamente seu poder.

Seu força era tamanha, que até mesmo a cabala de seres cósmicos como a Eternidade e o Tribunal Vivo, agiram em conjunto com diversos super-seres, deuses e entidades cósmicas (como Galactus e Celestiais) afim de deterem as ações de Thanos. A ineficiência desta ação apenas confirmou o grandioso poder do titã (capaz de derrotar até mesmo um Celestial) que decidiu que a verdadeira confirmação de seu poder seria destruindo o universo por completo.

No entanto, após concluir seu plano, percebeu que sua ação foi vazia, sem sentido e antinatural. Ele desfez a destruição do universo e obliterou o coração da existência, anulando e deixando sem efeito todas as consequências de seus atos.

Thanos - Marvel Comics

A presença de Thanos permanece forte no universo da Marvel, constantemente presente em novas histórias. O personagem foi escolhido para ser um dos principais vilões a surgirem nos futuros filmes dos Vingadores, já tendo participado em cenas pós-créditos e até mesmo no filme Os Guardiões da Galáxia.

Tem mais alguma informação a respeito deste importante personagem da Marvel Comics? Escreva nos comentários!

RELATED ITEMS
Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.