A Missão do Contrabandista – Uma Aventura de Han Solo e Chewbacca
Han Solo e Chewbacca, os dois contrabandistas mais famosos de Star Wars e claro, dois dos principais personagens das obras de ficção científica de toda a história do cinema.
Obviamente, o tamanho sucesso obtido por estes dois heróis na campanha contra o perverso Império Galático não caberia apenas em três filmes (Episódios IV, V e VI de Star Wars), além de suas participações no Episódio VII, O Despertar da Força.
Para nós, fãs incondicionais de Star Wars queríamos mais, muito mais. E é por isso que ao longo dos anos, games foram criados, quadrinhos foram desenhados e livros foram escritos. Tudo isso para suprir nossa vontade de acompanhar de perto a fantástica história destes dois cowboys do espaço.
Dentre todas as obras já escritas a respeito de Han e Chewie, A Missão do Contrabandista, escrita pelo autor norte-americano Greg Rucka é uma destas histórias que nos direciona a um núcleo específico. Fornecendo uma gama de detalhes absurdamente maior do que nos filmes.
Se já gostamos deles nos filmes, imaginem em histórias dedicadas exclusivamente a eles.
A Missão do Contrabandista é um arco que atualmente faz parte do Cânone Oficial de Star Wars. O enredo ocorre entre os episódios IV, Uma Nova Esperança e o episódio V, O Império Contra-Ataca. Mais precisamente logo após a Batalha de Yavin, onde ocorreu a destruição da primeira Estrela da Morte.
Han Solo, de posse de sua medalha, concedida pela própria princesa Leia Organa, queria apenas quitar suas dívidas. Principalmente as relacionadas ao Jabba, o Hutt. Ele não pretendia seguir os passos da Aliança Rebelde. Sua ajuda durante a Batalha de Yavin foi mais por uma questão moral, por sua recente amizade com Luke Skywalker e pelo seu affair com Leia, apesar dele jamais admitir isto durante esta época.
Porém, um incidente relacionado a um dos principais membros da Aliança Rebelde fez com que Leia solicitasse novamente a ajuda de Han e Chewbacca. Convencido pelo Wookiee, Han Solo aceita o novo desafio e parte em uma viagem ao planeta Cyrkon em sua nave Millennium Falcon.
A missão dos dois era resgatar Ematt, perseguido pelas tropas imperiais por conhecer a localização de todas as bases dos rebeldes. Tudo seria muito fácil se não fosse pelas ações dos caçadores de recompensa enviados por Jabba. O Hutt ofereceu um prêmio para aquele que trouxesse Han até o seu palácio, afim de quitar sua dívida.
Para piorar as coisas, um grupo militar do Império Galático também estava na região a procura de Ematt. Liderados pela comandante Alecia Beck, a grande antagonista da história, estes passam a ser um grande problema para Han, Chewie e Ematt durante a fuga do planeta.
A Missão do Contrabandista reflete dois períodos temporais da vida de Han e Chewbacca. Não é atoa que ela faz parte do grupo de livros com a marca “Jornada Para Star Wars: O Despertar da Força“.
O livro possui uma história relativamente simples em relação a outras obras de Star Wars. É rápida e direta, servindo apenas para complementar o conhecimento da franquia e saciar nosso desejo por histórias dos dois contrabandistas. Não possui um enredo com muito peso e que porventura faça falta a quem esteja iniciando ou que não queira mais informações além daquelas obtidas por meio dos filmes.
Portanto é definitivamente uma obra para os fãs dos personagens e para aqueles que querem ter um conhecimento abrangente do universo de Star Wars.
O autor Greg Rucka é responsável por mais de 25 romances e centenas de histórias em quadrinhos. É ganhador de diversos prêmios além de ter parte de suas obras na lista de best-sellers do New York Times.
As poucas imagens que figuram tanto a capa como o interior do livro são de autoria do desenhista Phil Noto, famoso por seus trabalho em Rei Leão, Birds of Prey da DC Comics e diversos títulos da Marvel Comics como Os Vingadores, X-23, X-Force e Viúva Negra.
A Missão do Contrabandista: Uma Aventura de Han Solo e Chewbacca foi lançado no Brasil pela Editora Seguinte.
Leia também sobre A Armadilha do Paraíso, o primeiro volume da trilogia Han Solo.