Star Wars | Calendário Galáctico Padrão

3771 Visualizações 7 Comentário

Calendário Galáctico Padrão de Star Wars

O Calendário Galáctico Padrão é a medida de tempo utilizada na galáxia onde ocorrem as histórias de Star Wars. Ele é baseado no ciclo solar do planeta Coruscant, formado por 368 dias com um dia de 24 horas e compreende um grande número de eras.

A mais recente destas eras considerou o período onde ocorreu a Batalha de Yavin como “ano zero“. A partir disso o calendário foi dividido em dois grandes  períodos: ABY (antes da Batalha de Yavin) e DBY (depois da Batalha de Yavin).

História

O calendário, também referido como o Calendário Padrão de Coruscant, é a principal forma de medição de tempo utilizada na galáxia desde o tempo da Velha República, datada anos após a sua fundação em 25.053 ABY. Porém, ao longo de todo este tempo, os historiadores têm utilizado vários eventos de grande mudança na galáxia como épocas para marcar as nova eras deste calendário.

Uma época particularmente notável é a do Tratado de Coruscant de 3653 ABY. As eras que compreenderam este período, referido como “ATC” e “DTC” (antes e depois do Tratado de Coruscant) foram popularizadas pelo famoso historiador Jedi Gnost-Dural. Seus discos holográficos contém alguns dos mais completos registros de vários destes importantes eventos, como os Cem Anos de Escuridão, a Grande Guerra do Hiperespaço, a Grande Guerra Sith, as Guerras Mandalorianas, a Guerra Civil Jedi e a grande Guerra Galáctica contra o Império Sith. Por esta razão, este método de numeração de anos ainda continua sendo importante para os historiadores.

Foram também utilizadas outras eventos notáveis para determinar períodos dentro deste calendário como a Reforma de Ruusan de 1000 ABY , a Grande ReSincronização de 35 ABY, a formação do Império Galáctico em 19 ABY e a Batalha de Endor em 4 DBY .

Com exceção da Reforma de Ruusan, os eventos posteriores concentraram-se todos dentro do mesmo século e surgiu a partir dos acontecimentos e revoltas relacionados a ascensão e queda do Império Galáctico. Eles foram de curta duração e utilizados por vários historiadores da época.

Em 25 ABY, a Nova República encomendou o Conselho Histórico da Nova República para re-padronizar o calendário galáctico. O Conselho Histórico escolheu a Batalha de Yavin ao invés da Batalha de Endor, considerando o primeiro evento mais significativo para galáxia.

A partir desse ponto, o ano em que a Batalha de Yavin ocorreu foi a época usada como ponto de referência na linha temporal da história. Foi usado pela Nova República, bem como pela subsequente Aliança Galáctica. Diversas regiões, no entanto, manteve seus próprios calendários, como por exemplo o Império Remnant.

Tempo de Medição

O calendário foi baseada no tamanho e na rotação do planeta Coruscant. Trata-se de um calendário Lunar e Solar baseada na órbita feita pelo planeta em torno de seu sol e a órbita de seu principal satélite Centax-1.

A unidade padrão de tempo foi o segundo. Sessenta segundos para cada minuto e sessenta minutos para cada hora. Cada dia consiste de 24 horas padrões. Uma semana é constituída por 5 dias e cada mês constituído por sete semanas. Um ano-padrão possui 368 dias, composto por dez meses, três semanas relacionadas ao Festival da Vida e três feriados. Como a Teoria Hyperdrive permitiu viajantes espaciais ignorarem a relatividade, um único período de tempo ocorrem igualmente em todos os locais ao longo de um determinado intervalo.

Tabela Temporal:

  • 60 segundos = 1 minuto
  • 60 minutos = 1 hora
  • 24 horas = 1 dia
  • 5 dias = 1 semana
  • 7 semanas = 1 mês
  • 35 dias = 1 mês
  • 368 dias = 1 ano
  • 10 meses + 3 semanas (Festival da Vida) + 3 feriados = 1 ano

Dias da Semana

  1. Primeday
  2. Centaxday
  3. Taungsday
  4. Zhellday
  5. Benduday
Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.