Star Wars: Herdeiro de Jedi | Crítica

993 Visualizações 2 Comentário

Os Primeiros Passos de Luke Skywalker Nos Caminhos da Força em Star Wars: Herdeiro de Jedi

Herdeiro de Jedi é um livro da franquia Star Wars, escrito por Kevin Hearne. Publicada no Brasil em 2016 pela Editora Aleph, a obra conta a história de Luke Skywalker logo após a Batalha de Yavin. É oficialmente parte do atual Cânone de Star Wars, estabelecido pela Disney.

O livro possui média de 314 páginas e serve para aproximar ainda mais o fã de Star Wars do personagem Luke Skywalker, além de explicar dúvidas relacionadas ao Episódio V.

Herdeiro de Jedi é um romance contado em primeira pessoa pelo próprio Luke, durante uma série de eventos relacionados a atuação da Aliança Rebelde na galáxia. Fortemente abalado pela destruição da primeira Estrela da Morte, o Império Galáctico movimenta uma poderosa campanha na busca pelos rebeldes, utilizando-se dos melhores recursos para obter êxito em sua caçada.

Luke Skywalker ainda é um jovem e imaturo rapaz, que ainda não se acostumou com o fato de ter se tornado um ícone de seu grupo. Um verdadeiro herói por ter sido aquele a disparar o tiro que culminou na explosão da Estrela da Morte.

A partir disso, considerado um dos melhores pilotos dentre os rebeldes, Luke irá desempenhar tarefas dadas pela própria Princesa Leia Organa. Apesar de pouco citada durante Herdeiro de Jedi, Leia é tratada como uma verdadeira e poderosa líder, planejando e calculando todos os passos dados pela Aliança.

Antes de iniciar a campanha principal, Luke conhecerá um pouco mais da história dos Jedi, principalmente um que participou das Guerras Clônicas. Este será o momento em que o protagonista começará a compreender o funcionamento de um sabre de luz e como construir um.

Em seguida, somos apresentados a outra protagonista, chamada Nakari Kelen cuja participação é de grande importância no desenvolvimento humano de Luke e em sua evolução na arte de manipular a Força. É uma exímia atiradora, cujo o humor levará Luke a desenvolver um forte sentimento de apego, apresentando o início de uma paixão entre os dois personagens.

Após coletarem informações a respeito de um lendário e perigoso animal para o pai de Nakari, a Aliança Rebelde teve condições de colocar em ação o plano de resgate da alienígena Drusil Bephorin, uma criptógrafa forçada a trabalhar em prol do Império.

Drusil negociou com a Aliança de que se fosse realizado seu resgate e de sua família, a mesma passaria a trabalhar ao lado dos rebeldes, oferecendo grande ajuda na decodificação de segredos dos exércitos do Imperador.

Deste modo Luke Skywalker, Nakari Kelen e R2-D2 embarcam na nave Joia do Deserto e partem em busca de Drusil.

Obviamente todo o processo de resgate é constituído por dezenas de situações que envolvem estratégia, espionagem e combate, além das famosas perseguições espaciais.

A imaturidade de Luke é um dos pontos chaves da história, dado que seus primeiros erros são carregados de humor, apimentados pela atuação de Nakari. Ela  irá provocar Luke durante toda a história com piadas e apostas, mostrando de forma inocente os caminhos da Força. Para quem já está habituado com as histórias de Star Wars, compreenderá que a atitude de Nakari por si só é uma manifestação da Força, na busca pelo equilíbrio.

Herdeiro de Jedi é uma breve história, bastante fechada em relação a outras obras. A participação de outros famosos personagens é mínima. Darth Vader, Han Solo e Chewbacca são apenas brevemente mencionados em momentos bem específicos, sem interferência alguma no desfecho da obra. A própria participação de Obi-Wan Kenobi no desenvolvimento de Luke como Jedi, ocorre apenas por meio de lembranças do próprio protagonista.

Kevin Hearne é um escritor que se auto intitula um fanático por Star Wars, agraciado pelo fato de poder escrever Herdeiro de Jedi e participar na resolução de uma antiga dúvida. Conforme o próprio Kevin comentou, o início do Episódio V, O Império Contra-Ataca, Luke já apresenta um poder de telecinese avançado, apesar de não ter tido ninguém para ensina-lo. Durante o Episódio IV, Obi-Wan Kenobi ensinou poucas coisas antes de morrer nas mãos de Lorde Vader.

Deste modo, Kevin Hearne aproveitou a oportunidade para desenvolver uma boa explicação para Luke ter desenvolvido esta nova habilidade: os exercício com macarrão, auxiliados por Nakari Kelen – um dos momentos mais divertidos da história.

Portanto, Herdeiro de Jedi é uma ótima história para nos aprofundarmos nas origens de Luke Skywalker e também o enxergarmos como um humano que possui humor, tristezas, fraquezas e o principal, vontade de lutar por seus objetivos.

“Herdeiro de Jedi é uma obra fundamental para todo e qualquer fã de Star Wars que queira compreender os mínimos detalhes do processo de formação de Luke Skywalker em um dos mais poderosos cavaleiros Jedi da história”.

Totalmente recomendável!

Star Wars: Herdeiro de Jedi

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.