Star Wars: Obi-Wan & Anakin | Crítica

359 Visualizações 3 Comentário

Os momentos iniciais da relação entre Palpatine e Anakin, apresentados pela Marvel Comics

É incrível como Star Wars ainda pode nos surpreender, ainda mais para quem já está há décadas familiarizado com os filmes. Os cenários apresentados nos mais diversos planetas, tipos de seres e veículos parecem seguir um padrão em todas as mídias mais famosas, no entanto em Obi-Wan & Anakin somos inseridos em uma realidade mais surreal e underground, mas sem exageros.

Guia Cronológico Star Wars

Publicada pela Marvel Comics, Obi-Wan & Anakin é uma história contada em quadrinhos, composta por 5 edições. Escrita por Charles Soule, com ilustrações de Marco Checchetto, ela foi feita para apresentar ao público aquele momento entre o Episódio I e II, enquanto o jovem padawan Anakin Skywalker ainda era aprendiz do Mestre Obi-Wan Kenobi, treinado a pedido do falecido Mestre jedi Qui-Gon Jinn.

E qual o motivo desta ser tão especial? Justamente pelo fato de mostrar os momentos iniciais da relação entre Palpatine e Anakin. O Lorde Sith surpreende-se ao ver o padawan durante seu treinamento na Ordem Jedi e com bastante jeito, passa a induzi-lo a refletir sobre determinados aspectos de sua vida, preparando o terreno afim que um dia Anakin possa vir a ser uma poderosa ferramenta do Lado Sombrio da Força.

Mas estes aspectos da histórias são apresentados durante flashes que conectam o passado ao presente em meio ao arco principal, que é justamente onde veremos as características que tornam esta publicação tão diferente das demais mídias de Star Wars.

Por conta de um estranho chamado de socorro proveniente do longínquo planeta Carnelion IV, Mestre Kenobi e Anakin Skywalker são enviados a região afim de investigarem tal situação. Ao chegarem lá, deparam-se com um terrível conflito, responsável pela destruição de boa parte do planeta. A sociedade era dividida em dois grupos rivais, chamados respectivamente de Abertos e Fechados, que durante a história acabam por explicar seus determinados pontos de vista aos dois protagonistas. Mas afinal de contas, quem naquele planeta julgou necessário enviar a mensagem a Ordem Jedi? Essa será a principal dúvida até os momentos finais da história.

Aparentemente uma história normal de Star Wars fora o fato de que a ambientação do planeta, dos grupos rivais e animais presentes seguem na contramão do que já vimos. Caravelas voadoras, trajes e maquiagens que se assemelham a cultura punk, dragões e etc. fazem com que esta hq tenha uma aparência mais surreal e underground.

E isso é muito interessante pois é um mundo totalmente novo, sem exageros que comprometam a história, com Obi-Wan e Anakin agindo da forma que esperamos. O jovem Skywalker ainda não é aquele adolescente arrogante que acabamos nos deparando no Episódio II. Obi-Wan Kenobi ainda é bastante jovem, no entanto é representado como alguém bastante maduro, ainda mais pela presença da barba que nos faz lembrar imediatamente do Mestre Jedi Qui-Gon Jinn.

Clique aqui e conheça as 5 edições de Star Wars: Obi-Wan & Anakin

Star Wars: Obi-Wan & Anakin é uma história bastante breve e fácil de se ler. Assim como as demais obras, ela faz referência em primeiro lugar aos filmes, mantendo-se fechada dentro de sua proposta, talvez para não entrar em possíveis conflitos com outros títulos presentes em livros, quadrinhos, séries e até mesmo games.

Pelo seu pequeno tamanho, a década que precede o Episódio II, O Ataque dos Clones ainda dispõe de bastante espaço para novas histórias, ao lado de Obi-Wan & Anakin.

Esperamos que a LucasFilm/Disney apresente mais obras que abordem este período tão importante na formação de Anakin Skywalker como um cavaleiro Jedi.

Star Wars: Obi-Wan & Anakin #01

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.