Star Wars: Um Novo Amanhecer | Crítica

874 Visualizações 2 Comentário

Conheça um pouco mais da história de Kanan Jarrus e Hera Syndulla neste livro de Star Wars chamado ‘Um Novo Amanhecer’

Star Wars – Um Novo Amanhecer (no original Star Wars – A New Dawn) é um romance escrito pelo autor norte-americano John Jackson Miller, lançado em 02 de setembro de 2014, publicado no Brasil pela Editora Aleph.

John Jackson Miller é um escritor com bastante experiência com relação ao universo de Star Wars, tendo publicado outros livros relacionados ao universo expandido (Legends) como Kenobi, Knight Errant e Lost Tribe of the Sith: The Collected Stories, além de diversas Graphic Novels. Ele também foi responsável por escrever histórias para outras franquias como Conan, Homem de Ferro, Mass Effect, Indiana Jones, Os Simpsons e Star Trek.

Diferentemente das demais obras citadas do autor, Um Novo Amanhecer faz parte do atual Cânone Oficial de Star Wars. Sua história complementa o drama vivido pelo protagonista Kanan Jarrus enquanto este vivia escondido no planeta Gorse. A alcunha Kanan Jarrus faz parte da identidade secreta do ex-padawan Caleb Dume, sobrevivente da aniquilação dos Cavaleiros Jedi, mediante a Ordem 66 do Imperador Palpatine.

Caleb Dume temia que os oficiais do Império Galáctico pudessem desconfiar que ele já tenha sido um aspirante a Jedi. Por conta disso, passou a se intitular como Kanan Jarrus e vagar pela galáxia até chegar ao planeta Gorse. Este período anterior ao livro Um Novo Amanhecer pode ser visto nas páginas da revista em quadrinhos “Kanan – O Último Padawan“, publicada pela Marvel Comics.

Um outro detalhe importante é que Kanan tornou-se mundialmente conhecido por conta de sua participação na série animada Star Wars Rebels como um dos protagonistas, ao lado de Hera e Ezra. A série produzida pela Disney é um grande sucesso mundial e mostra os primórdios da resistência ao Império Galáctico e da Aliança Rebelde.

Star Wars – Um Novo Amanhecer aborda o cotidiano dos mineradores do planeta Gorse e de sua lua Cynda. A região era bastante abundante em Torilídio, um mineral fictício de grande valor para Império na construção das naves de sua poderosa frota estelar.

Com a chegada de Conde Vidian, um dos comandantes enviados pelo Imperador para fiscalizar o processo de mineração em Gorse, a vida dos moradores do planeta passou a entrar em colapso devido a maneira drástica com que o Conde lidava com os problemas. Vidian, uma vez humano, tornou-se um ciborgue capaz de lidar com as mais variadas situações. Sua metodologia em resolver problemas envolvia agressões e assassinatos de pessoas.

Kanan passou a presenciar com desgosto as atitudes de Conde Vidian, mas preferia não se envolver tanto, dado seu receio em porventura ter sua real identidade descoberta. Sua postura começou a mudar somente após o surgimento de uma jovem Twi’Lek, chamada Hera Syndulla cuja a missão era destruir Vidian e atrapalhar as ações do Império naquela região.

Com muita dificuldade mas dominado por um suposto interesse amoroso em Hera, Kanan passou a ajudá-la evitando o máximo de exposição e contato com a Força, que a todo instante latejava em sua mente. Auxiliados pelo mestre em explosões Skelly e pela operadora de vigilância Zaluna Myder, o grupo de personagens passa a tentar evitar uma grandiosa catástrofe, provocada pela ganância e o espírito de vingança de Conde Vidian, cuja real identidade é revelada quase no final da história.

Star Wars – Uma Nova Esperança é uma história interessante para quem gosta de assuntos relacionadas a estratégia, espionagem e assuntos militares. Não é uma história profundamente essencial para quem acompanha somente os filmes, mas fornece bons detalhes referentes a expansão do Império Galáctico entre os Episódios III e IV.

Toda a trama abordada ocorre 8 anos após os eventos de A Vingança dos Sith, 6 anos antes da série animada Star Wars Rebels e 11 anos antes do filme Uma Nova Esperança. Para quem acompanha Star Wars Rebels, Um Novo Amanhecer é um prato cheio para quem quer saber mais a respeito de Kanan Jarrus.

Livro de fácil leitura e altamente recomendável a quem realmente quer descobrir as entrelinhas de Star Wars.

Star Wars - Um Novo Amanhecer

Sobre o Autor

Sandro Pessoa

Metalhead, guitarrista, colecionador de livros e hq's, fundador do site MonsterBrain e Lorde Sith nas horas vagas.