A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias
Uma das mais novas aquisições do site MonterBrain foi o livro A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, obra biográfica escrita por Jem Roberts, com tradução de Stephania Matousek, publicada pela renomada Editora Aleph.
Necessário se faz destacar, que a obra é maravilhosa de capa a capa, suas ilustrações compõem um contexto indescritível que nos remete a grande história de Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias.
Destaco que no momento em que vislumbrei a capa, com cores fortes e vibrantes, me encantei já de início e, quando iniciei a folhear as primeiras páginas, observei que o símbolo que representa Adams já estava lá, a toalha dependurada, nos lembrando que devemos pegar este instrumento universal de sobrevivência para adentramos na peculiar, criativa e grandiosa vida de Douglas Adams.
Esta obra biográfica é extremamente detalhada e muito bem escrita, contem inúmeros fragmentos de pensamentos de Adams, trechos inéditos a respeito do renomado O Guia do Mochileiro das Galáxias e idéias que estavam escondidas em seu arquivo pessoal. Com letras pequenas, porém prazerosas de ler, não só pelo assunto, mas devido ao árduo trabalho de pesquisa de Jem Robrts e tradução de Stephania Matousek, a leitura é bem inteligível e de fácil compreensão.
Neste livro nos é concedida a possibilidade de ter acesso a pensamentos e fragmentos de escritos de Adams, e isso é de longe maravilhoso, pois nos aproxima ainda mais deste grande homem, não só na altura, mas em tudo o que fazia, já que mesmo enfrentando dificuldades no início de sua carreira, buscava na comédia concluir seus objetivos, sua ambição de fazer o mundo rir junto com ele.
E se não bastasse, descobrir que Douglas Adams, em sua juventude, curtia HQ’s e que as histórias em quadrinhos como Eagle e ficção científica faziam parte de suas predileções, sendo posteriormente substituídas por inúmeros vinil’s de Rock and Roll, nos fez gostar ainda mais da sua biografia.
Adams não foi um simples escritor, ele deu o seu toque repleto de individualidade em cada ponto da arte, do teatro ao cinema. Era declaradamente apaixonado pelos Beatles, nasceu e cresceu sendo influenciado pelo melhor da música, passando por Bach à Pink Floyd.
Em um fragmento de comenta obra biográfica, foi revelado que ele aprontava poucas e boas para acompanhar de perto os Beatles e assistiu uma das primeiras apresentações de David Bowie, ou seja, tornei-me ainda mais fã.
Os fragmentos da obra de Adams, disponíveis em meio a narrativa de sua vida, são como doses de ânimo que nos causam sede de mais informação! Respeitando você que não leu e está louco para conhecer mais sobre este lendário escritor, a cada página você se sentirá como um verdadeiro mochileiro, já que repetidas vezes é dado destaque a importância da toalha, pontuando como este comediante e contador de histórias gostava de desenvolver seu vernáculo galáctico e como considerava prazerosa esta tarefa.
Por volta da folha 289 temos acesso a um acervo de fotos que encanta qualquer um, descobrimos o Mingo, com seu sorriso cativante, e alguns cartazes de seus investimentos iniciais na comédia britânica. A partir da página 451 existe fragmentos que foram cortados de O Guia do Mochileiro das Galáxias e manuscritos de Adams referente à obra A Vida, O Universo e Tudo Mais.
Confesso que devorei em pouco tempo essas páginas e que foi gratificante ler partes que estavam arquivadas, bem como descobrir trechos aos quais, nós fãs, não teríamos acesso se não fosse por esta obra, os trabalhos de Jem Roberts e a Editora Aleph. Deste modo, aconselho que adquiram e leiam A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, isto porque devido a quantidade e a qualidade de informações referentes a Douglas Adams, considero todo o conjunto uma preciosidade que guardarei com muito carinho em minha estante.